CASE | FUNDAÇÃO RENOVA

A Fundação Renova lida diariamente com uma enorme complexidade de dados, stakeholders e requisitos de transparência. Para garantir a agilidade e a assertividade das decisões dos processos de reparação, a Fundação buscou um parceiro para reestruturar sua torre de Business Intelligence (BI).

A parceria com a DEX | Datasource Expert, iniciada em meados de 2020, transformou o sistema de BI em um ambiente maduro, organizado e com governança.

Desafio

A Fundação Renova já utilizava o Power BI, mas de forma mais simples. A dispersão e a falta de organização dos dados impediam a tomada de decisão rápida e segura, crucial para uma operação de tamanha relevância social.

O principal desafio era implementar um plano de médio e longo prazo para priorizar e organizar as estruturas de dados, garantir a qualidade e a segurança das informações e acelerar as entregas da área de Sistemas (Torre de BI).

Solução

Após vencer o processo concorrência, a DEX iniciou a implementação do seu plano estratégico de BI, focado em criar uma base de dados sólida e governada. Uma consultoria de dados focada nos seguintes pilares:

Estrutura e Segurança: Utilização e normatização do datalake da Fundação, garantindo que os dados, antes dispersos, fossem acessados de forma segura e com qualidade.

Sensibilização e Adoção: Um trabalho junto ao time para mostrar aos usuários a importância dos dados organizados, o que impulsionou o crescimento da demanda e a maturidade.

Conhecimento do Negócio: A DEX não entregou apenas a tecnologia, mas integrou um time que passou a conhecer profundamente a operação da Fundação Renova.

Resultados

A parceria resultou em uma transformação cultural e operacional na Fundação Renova, que hoje opera com agilidade, estratégia e um nível de maturidade bastante elevado.

  • Cerca de 300 relatórios prontos, uma base sólida para análises e decisões diárias.
  • Cerca de 400 usuários ativos, alternadamente, utilizando o PowerBI como ferramenta para o trabalho.
  • BI adotado como função estratégica do negócio.
  • Usuários confiam nos dados e demandam mais soluções baseadas em BI.
  • A agilidade e a confiança nos dados e na consultoria DEX liberaram o time interno de TI para atuar em frentes mais estratégicas.
"A estrutura de TI da Fundação Renova é muito pequena e hoje nós precisamos que os nossos parceiros nos ajudem a prospectar novas tecnologias sempre olhando esses pilares aí de governança. E a DEX consegue fazer isso, o que nos dá tranquilidade. Eu mesmo, que estou à frente dessa equipe, me sinto bastante confortável porque a gente tem muita confiança e hoje isso me permite estar cuidando de outras coisas mais estratégicas e nisso o ganho ele é imensurável."
Ricardo Durães
Coordenador de sistemas