CASE | PETRORECONCAVO
A PetroReconcavo é uma das principais operadoras independentes de campos maduros de petróleo e gás no Brasil, com uma atuação estratégica e foco em eficiência e inovação no setor de upstream.
Com o crescimento de suas operações, a empresa iniciou sua jornada de dados em 2022 com um objetivo claro: democratizar o acesso aos dados na companhia. A implementação do DEXBoard habilitou a governança necessária para que mais de 400 pessoas pudessem acessar as informações.
Desafios
A jornada de dados da PetroReconcavo já estava avançada, com a infraestrutura em nuvem estabelecida (Azure Synapse, Databricks e Power BI). O grande desafio era escalar a visualização para a crescente demanda de toda a companhia, democratizando com segurança e escalando com economia. Os requisitos fundamentais para a organização eram:
- Facilitar o acesso a todos, mas sem comprometer a governança e a segurança;
- Encontrar uma forma de disponibilizar os dados de forma rápida, fácil, amigável e, principalmente, de baixo custo para centenas de usuários;
- Garantir que o acesso fosse definido pelas áreas de negócio, e não apenas pela TI.
Solução e recursos usados
A solução veio durante a visita ao Web Summit. Com o propósito de encontrar startups inovadoras, o time da PetroReconcavo se deparou com a DEX | Datasource Expert e o DEXBoard. A solução foi prontamente identificada como a resposta para o desafio de governança de visualização.
Durante a implementação do DEXBoad, a DEX planejou e executou um roadmap estratégico de evolução, garantindo que a solução acompanharia as necessidades da PetroReconcavo.
A comunicação fácil para sugerir melhorias no produto, garantiu que a solução evoluísse junto com as demandas da organização.
Resultados
A implementação do DEXBoard transformou o consumo de dados de um problema de TI para um pilar da cultura data-driven da companhia.
Sucesso na democratização do acesso aos dados: Mais de 400 pessoas acessando atualmente.
Integração: Implementação da cultura de dados, habilitando a interação e o diálogo sobre dados em toda a empresa.
Governança: Habilitação de novas políticas de segurança e governança na organização. Acessos gerenciados em conjunto pelas áreas de negócio em conjunto com a TI.