CASE | VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA
A Viação Águia Branca (VAB) é a maior e mais tradicional empresa do setor de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca. São cerca de 10 milhões de passageiros transportados ao ano, e cerca de 700 localidades atendidas, com atuação em oito estados brasileiros.
A implementação do DEXBoard permitiu a centralização de acesso para quase 400 usuários, resultando em uma redução de 40% nos custos de licença e estabelecendo um pilar de segurança e transparência na gestão de dados.
Desafio
A VAB enfrentava grandes desafios em sua jornada de dados, com uma estrutura on-premise que gerava custos de integração caros, processamento lento e total descentralização da gestão de relatórios. Buscando uma modernização completa (lift and shift), a empresa precisava de uma solução que garantisse governança e reduzisse os altos custos de licenças Premium do Power BI, ao mesmo tempo em que democratizasse o acesso para o seu grande volume de usuários.
Para tentar contornar a situação, 60 usuários críticos usavam a cara licença Power BI Premium, expondo o orçamento a altos custos. Não havia visibilidade sobre o que estava sendo publicado, gerando riscos de segurança e credibilidade.
Solução
A empresa precisava de uma solução que não só resolvesse os problemas de custo e acesso, mas que também sustentasse sua visão de modernização e projetos futuros (IA). A escolha do DEXBoard se deu pelos seguintes fatores:
Interface intuitiva: Facilidade de uso para todos os níveis de usuários (publicadores e consumidores).
Centralização robusta: Plataforma que centraliza, organiza e governa relatórios de forma eficaz.
Personalização e roadmap: A plataforma permite ser adaptada conforme as necessidades específicas do Grupo.
Expertise DEX: O entendimento da consultoria em governança de dados e das demandas da VAB foi fundamental.
Resultados
O projeto de lift and shift e a implementação do DEXBoard geraram ganhos imediatos em três frentes: Governança, Custos e Produtividade. O projeto resolveu o dilema entre custo e escala, permitindo que a VAB utilizasse o BI de forma ampla, mas com governança. A modernização do fluxo de informação não só gerou economia, mas também abriu caminho para a democratização de dados e projetos envolvendo a inteligência artificial no Grupo.
- Democratização de dados em toda a empresa, com acesso de cerca de 400 usuários
- 40% de redução de custo só com licenças premium
- Melhoria significativa na centralização e acesso aos relatórios e dashboards
- Aumento da produtividade e colaboração